O formato Ozf (OziExplorer)

por

em

O formato Ozf (Ozf2 e Ozfx3) é um formato proprietário do OziExplorer. Aliás, é mesmo o formato preferencial para se trabalhar com mapas no OziExplorer CE.

Trata-se de um formato optimizado para dispositivos móveis (do  tipo PDA ou smartphone) onde os recursos de memória são sempre reduzidos e não existe a possibilidade de carregar por inteiro a imagem do mapa, tal como sucederia em formatos gráficos comuns do tipo raster (png, jpeg, png, tiff, bmp).

A imagem que constitui o mapa é armazenada em fracções de 64×64 pixeis, reduzidas a uma paleta de 256 cores, indexadas internamente e comprimidas (através da biblioteca de compressão de dados  zlib). Cada fracção pode depois ser individualmente referenciada, lida e rapidamente carregada em tempo real. 

As operações de ampliação e redução do mapa são igualmente consumidoras de recursos ao nível do CPU, pelo que um ficheiro no formato Ozf contém já imagens do mapa em diversos níveis de ampliação/redução, através de filtros bilineares. Existem, contudo, variações nestas escalas e que se devem quer à melhoria de desempenho dos mais recentes dispositivos móveis quer a uma tendência por parte dos utilizadores em lidarem com mapas mais reduzidos. Assim, temos que os ficheiros no formato Ozf2 contêm imagens separadas em níveis de redução menores (80%, 70%, 60% …), ao passo que os mais recentes (formato Ozfx3) contêm apenas para níveis maiores (25%, 10%, 5% …).

Do ponto de vista da sua estrutura interna, os formatos Ozf2 e Ozfx3 apenas diferem em questões menores (como seja o cabeçalho) e as imagens são armazenadas de modo idêntico. A grande diferença está no facto dos ficheiros em formato Ozfx3 se encontrarem codificados. Inicialmente foi aplicado o algoritmo XOR. Actualmente, os ficheiros Ozfx3 são codificados através do algoritmo RC4.

A única desvantagem que o formato Ozf apresenta face aos em formatos gráficos comuns do tipo raster reside no facto de os seus ficheiros terem dimensões ligeiramente maiores, pois, como já referimos, contêm imagens do mapa em diversos níveis de ampliação/redução.