“DICAS SOLTAS” – Alternar facilmente entre mapas – OZIEXPLORER (3)

by

in

O OziExplorer apenas permite a visualização de um mapa a cada momento. A pesquisa do mapa é utilizada em muitas das funções do OziExplorer, como sejam:

  • Map Find ,
  • Index Map,
  • Name Search,
  • Moving Map.

Durante as fases de preparação de um passeio/viagem que envolvam o conhecimento dos locais, trajectos ou rotas, é perfeitamente normal que se recorra aos comandos de pesquisa de mapas da área geográfica e, perante a lista apresentada, se vá procedendo a uma visualização alternada dos mesmos.

Não existe, pois,  no OziExplorer a possibilidade de carregar e visualizar dois ou mais mapas em simultâneo.  

A solução para  alternar facilmente entre mapas passa antes por trabalhar com a posição no ecrã e as propriedades da janela “Maps available for this position”, a qual lista o resultado da procura por parte do OziExplorer aos mapas da área.

Assim, o primeiro passo passa por activar a opção “Auto Shrink Window on Map Open”, a qual minimiza a dimensão da mesma, sempre que um novo mapa da lista é carregado.

Depois, basta reposicioná-la sobre uma zona que não cause interferência ao trabalho, como seja a barra do título do OziExplorer.

Uma vez que a janela se mantém activa, ao pretendermos trocar de mapa, basta carregar nos botões para restaurar a dimensão da janela e seleccionar o novo mapa.