RECUPERAÇÃO DO FONTANÁRIO DA FONTE SECA – LOUSÃ

por

em

Boas.

Com o início do Estado Novo em 1933, ano em que foi plesbicitada a Nova Constituição, que se designou de Estado Novo, a Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, construíu pelo País alguns equipamentos básicos, como fontanários, estradas florestais e escola primárias.

Entre 1932 e 1943, Duarte Pacheco foi o construtor, no terreno, dessas reformas, dinamizando o Ministério das Obras Públicas e Comunicações (MOPC) através de uma organização que permitiu construir diversas redes de equipamentos em todo o território português. Para tal, desenvolveu um método de projecto que uniformizou o modus operandi das diversas comissões e dos diversos técnicos que constituíam a orgânica do ministério e que terá sido o principal fio condutor das propostas apresentadas.

Uma dessas obras e desse modus operandi,é o Fontanário da Fonte Seca no concelho da Lousã, uma autêntica relíquia que se encontrava ao abandono, e envolvida por acácias, até a uns tempos atrás.

Os pormenores de construção, os pormenores da simetria das suas formas, mostram bem o cuidado na elaboração do projecto, que era escrutinado com muito rigor.

Assim, porque entendemos, que vale a pena preservar estes equipamentos, vamos promever uma acção de Recuperação da Fontanário da Fonte Seca.

A nossa preocupação, é, neste momento, garantir que a recuperação do topo da cobertura em telha serrana, seja feito tal e qual, utilizando os mesmos métodos.

Pois estejam atentos, que muito em breve daremos conhecimento desta actividade que será realizada num sábado próximo.

Inté


Comentários

2 comentários a “RECUPERAÇÃO DO FONTANÁRIO DA FONTE SECA – LOUSÔ

  1. Avatar de carlalexandra
    carlalexandra

    Pode contar comigo 😀 quando for é avisar ..

  2. Boas.
    Toda a ajuda é benvinda.
    Inté