Integração de Google Earth e Internet Maps no OziExplorer

by

in

Desde a versão que é possível integrar o OziExplorer com:

 

1.  Utilizar o Google Earth no OziExplorer.

O OziExplorer comunica com o Google Earth para manipular a visualização do mapa, permitindo assim ao utilizador explorar objectos do OziExplorer, como sejam pontos, rotas ou caminhos.

Em termos de requisitos, esta funcionalidade exige ao utilizador:

  • Uma conexão à Internet;
  • A instalação do Google Earth;
  • Configurar o modo gráfico de apresentação das imagens do Google Earth para DirectX (menu “Ferramentas” > comando “Opções”);
  • Possuir a versão 3.95.5b. do OziExplorer ou superior.

Depois, é preciso descarregar e instalar o mapa “Google Earth .map”, disponível em: http://www.oziexplorer3.com/xtras/google_earth_mapfile_setup.exe

Este mapa é instalado numa nova pasta, designada “Internet Maps” e situada dentro da pasta “Maps”.

Assim, para o utilizador começar a trabalhar com o Google Earth dentro OziExplorer, o utilizador tem que abrir o mapa da forma habitual (menu “File” > submenu “Load from File” > comando “Load Map File”).

Uma vez aberto, o mapa do Google Earth pode ser manipulado de três modos, controlados a partir de uma barra de ferramentas de controlo específica.

 modo OziExplorer:

Trata-se de um modo de trabalho que permite ao utilizador dispor da maior parte das funções do OziExplorer, trabalhar com pontos (waypoints) rotas (routes) e caminhos (tracks).

Apenas estão disponíveis as funções de ampliação do OziExplorer, pelo que os controlos de navegação do Google Earth não funcionam neste modo.

 modo Google Earth:

Através deste modo de trabalho, o utilizador passa dispor da maior parte das funções do Google Earth, nomeadamente os seus controlos de navegação ou a visualização de janelas pop-up (como as que resultam da visualização dos pontos de interesse – POI).

Sempre que uma funcionalidade do GoogleEarth conduza ao aparecimento de uma sessão do browser de Internet, dividindo a janela do Google Earth, o utilizador deverá activar o terceiro modo de trabalho.

 activar o Google Earth:

Trata-se de apresentar o Google Earth fora do OziExplorer, trabalhando de um modo totalmente autónomo. Para voltar ao OziExplorer basta minimizar a janela do Google Earth e activar de novo aquela do OziExplorer na barra de tarefas do sistema operativo.

A barra de ferramentas de controlo do Google Earth dispõe ainda de mais três botões:

 refrescar o desenho do mapa;

 ampliar do mapa;

 reduzir do mapa.

2.  Utilizar “Internet Maps” no OziExplorer.

Neste caso as fracções ou quadrículas dos mapas são descarregadas pelo OziExplorer a partir de uma conexão internet em tempo real e armazenados num ficheiro local de cache, facto que permite uma utilização posterior em modo desligado.

Em termos de requisitos, esta funcionalidade exige ao utilizador:

  • Uma conexão à Internet;
  • Possuir a versão 3.95.5d. do OziExplorer ou superior.

Depois, e á semelhança do que sucede com a funcionalidade de integração com o Google Earth, é preciso descarregar e instalar o mapa “Internet Maps .map”, disponível em: http://www.oziexplorer3.com/xtras/internet_maps_mapfile_setup.exe

Este mapa é igualmente instalado na pasta “Internet Maps”.

Para começar a trabalhar com os mapas Internet, o utilizador tem então que abrir o mapa “Internet Maps .map” (menu “File” > submenu “Load from File” > comando “Load Map File”).

Uma vez aberto, o mapa o OziExplorer procede ao descarregar das fracções ou quadrículas a partir de um primeiro servidor (Open Street Map). Igualmente é dada ao utilizador uma nova barra de ferramentas, a qual permite o controlo deste tipo de mapas:

 Seleccionar o mapa;

Nesta opção o utilizador pode escolher o servidor de Internet Maps e preceder ao descarregar da informação para o OziExplorer.

 refrescar o desenho do mapa;

 ampliar do mapa;

 reduzir do mapa.

 Definir o nível de ampliação do mapa.

 Opções;

Através deste último comando é possível visualizar as estatísticas de download das quadrículas dos mapas e configurar a localização do ficheiro de cache.

Erros:

Uma vez que estas funcionalidades são consideradas pelo próprio autor como experimentais, é normal a existência de erros de funcionamento.

Assim, se o utilizador fechar acidentalmente o Google Earth fora do OziExplorer, este lança sistematicamente a seguinte mensagem de erro:

O fecho do Google Earth deverá ocorrer no âmbito do OziExplorer, pelo fecho do mapa, ou pelo carregar de um outro mapa, ou ainda pelo fecho do próprio OziExplorer.

Apesar da documentação referir que o problema é ultrapassado se o mapa “Google Earth .map” for de novo carregado, tal não sucedeu para o computador utilizado nos testes (MS Windows Vista Enterprise SP2 + OziExplorer 3.95.5g. + Google Earth 5.1.3534.0411), o qual manteve o erro.

Para além deste erro é também bastante noticiado nos fóruns de utilizadores a incompatibilidade com as placas gráficas da família Nvidia Geforce 8600. A visualização do Google Earth no OziExplorer (“modo OziExplorer”) não funciona e o utilizador apenas tem pela frente um ecrã em branco.


Comentários

3 comentários a “Integração de Google Earth e Internet Maps no OziExplorer”

  1. E no OziExplorerCE, sabe se dá para abrir um mapa a partir da internet?

    1. Avatar de joaocarloscardoso
      joaocarloscardoso

      Infelizmente não. Nem sequer está prevista a sua inclusão no desenvolvimento da nova versão. Nesta, a notícia mais interessante será a inclusão dos denominados “Seamless Maps” (podemo pensar no seamless map como um contentor que permite a fusão e o carregar em simultâneo de vários mapas)

  2. na linha da frenteeeee…