BaseCamp 3.0.1

by

in

No dia 31 de Março foi lançada pela GARMIN a versão 3.0.1. da ferramenta BaseCamp. Esta encontra-se disponível para download gratuito no próprio site da Garmin, a partir da seguinte hiperligação: http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=4435 (55.92 MB).

Ao contrário do que sucedeu até às versões 2.0.9, que apenas reconheciam mapas MapSource que contivessem incorporados dados DEM (digital elevation model), a nova versão lê e exibe todos os produtos MapSource, com excepção dos BlueChart (cartografia marítima). Assim, o download, desenho e transferência dos chamados “Custom Maps” passou a ser suportado pelo BaseCamp.

No que toca a estes mapas, sempre que não contenham DEM (para já, a grande maioria), o interface básico da ferramenta BaseCamp apenas permitirá a sua visualização em 2D, bem como das rotas, caminhos ou pontos de interesse que estejam carregados.

Os requisitos mantêm-se elevados, embora se notem já melhorias no desempenho do Basecamp, sobretudo ao nível da rapidez de desenho dos mapas e da geo-referenciação das fotografias.

São requisitos da ferramenta:

  • O computador possuir o sistema operativo Windows XP com Service Pack 3, ou posterior;
  • A Framework da Microsoft .NET 3.5.;
  • Uma placa gráfica que suporte OpenGL, versão 1.3 ou seguinte (para a visualização em 3D.
  • 1 GB de memória RAM.

Já os dispositivos que apenas possuem ligações através da porta série deixaram de ser suportados pelo BaseCamp.

Ainda no campo das novidades, e para além do suporte aos chamados “Custom Maps“, o BaseCamp 3.0.1, conta com:

  • a capacidade para lidar directamente com mapas pré-instalados no dispositivo GPS ou com cartões pré-programados;
  • novas ferramentas para desenhar e editar rotas. 

O utilizador passa, pois, a dispor da possibilidade de definir ao nível da rota a criar o seu tipo (“Auto Route” ou “Direct Route“), que lhe permitem desta forma tirar partido das possibilidades de “auto-routing” do BaseCamp (geração de rotas utilizando estradas/caminhos), modo de transporte a empregar e preferências distância/velocidade (influenciam o tipo de caminho a utilizar pelo utilitário de “auto-routing“).

 Mas talvez a novidade mais interessante desta versão do BaseCamp é o suporte da tecnologia “BirdsEye“, a qual permite aos utilizadores ver imagens de satélite, rotas e estradas como imagens reais, com ângulos na ordem dos 45 graus. Estas imagens de satélite podem ser interpostas nos mapas vectoriais como camadas. Para já o “BirdsEye” apresenta-se como um serviço pago. Trata-se de uma subscrição anual no valor de 29,99 USD e pode ser adquirida no próprio site da GARMIN: https://buy.garmin.com/shop/shop.do?pID=70144#overviewTab.

 À semelhança do que já sucede com o suporte de mapas “raster“, apenas certos dispositivos GARMIN (modelos OREGON, DAKOTA e COLORADO)  poderão produzir a visualização de imagens de satélite em “BirdsEye”. Quanto à geração Nuvi, a GARMIN parece querer posicioná-la apenas no mercado simples de navegação automóvel, do tipo “pronto a usar” por qualquer um. Mesmo os modelos mais evoluídos (500/550) que em tempos partilharam funcionalidades dos Colorado e Oregon, parecem agora ter ficado para trás, já que não possuem a capacidade de apresentar os chamados “custom maps” e não irão sequer integrar a tecnologia “BirdsEye“.

Em termos de futuro fala-se na actualização da série GPSMap 60. Na internet têm circulado rumores de um novo modelo: o GPSMap 62csx. A ser verdade será interessante verificar se irá integrar as possibilidades de suporte dos mapas “raster” e tecnologia “BirdsEye“.