Capturar ecrãs do dispositivo GPS Garmin.

by

in

Poder capturar os ecrãs do dispositivo GPS para efeitos de documentação pode ser algo bastante interessante.

Nos novos modelos da Garmin (Oregon, Dakota e Colorado), muita da sua informação é armazenada em ficheiros, os quais podem ser transferidos de e para um computador. Na verdade aqueles dispositivos uma vez ligados ao computador pela porta USB comportam-se como mais um dispositivo de armazenamento amovível.

Assim, e para realizar tal operação, o utilizador só tem que aceder ao menu principal e executar os passos a seguir descritos:

  • Tocar nas opções Configur > Ecrã > Captura de ecrã > ligado;
  • Aceder ao ecrã que pretende capturar;
  • Premir o botão de alimentação.

A imagem é então armazenada na pasta Garminscrn. Para a transferir basta ligar o dispositivo ao computador através da porta USB.

Nos modelos mais antigos, como os Garmin 60CSx ou 278, o processo de captura do ecrã depende de um componente ou aplicação intermédia (software), uma vez que aqueles dispositivos armazenam toda a informação internamente e não é possível aceder-lhe directamente.

Tal “peça” de software designa-se xImage software version 2.3 e pode ser descarregada a partir da seguinte hiperligação: http://www8.garmin.com/support/download_details.jsp?id=545

A sua maior limitação reside no facto do dispositivo GPS ter que estar ligado ao computador. Depois, tudo fica mais simples:

  • Aceder no dispositivo GS ao ecrã que pretende capturar;
  • Executar a aplicação xImage;
  • Identificar o dispositivo;

  • Definir a operação: receber/enviar imagem (o xImage permite também ao utilizador actualizar certas imagens do dispositivo como seja o splash screen ou os símbolos dos pontos de interesse (waypoint) ;

  • Especificar o tipo de imagem a receber;

  • Seleccionar a pasta onde será a armazenada a imagem (no formato bitmap);

O resultado de um teste pode ser visto a seguir:


Comentários

2 comentários a “Capturar ecrãs do dispositivo GPS Garmin.”

  1. Ninguem imagina o que eu já aprendi sobre gps´s com o Parola, não nos conhecemos mas deixo-lhe um grande abraço e um muito obrigado.

    1. Boas.
      Nós por cá agradecemos, e é isso que nos leva a todos os dias procurar novas coisas para partilhar, nomeadamente o Grnade Mestre joão Cardoso.
      OBrigado.
      Inté