Google Map Maker

por

em

Apesar do crescimento da cartografia do continente africano para dispositivos GPS que já fomos dando através da iniciativa MapCenter2, o Google passou a disponibilizar gratuitamente para download, desde que para fins não comerciais, mapas detalhados do continente e dos países que o compõem em formato KML.

Estes podem ser acedidos a partir de: https://services.google.com/fb/forms/mapmakerdatadownload/

O utilizador só tem que se registar. Uma vez terminado este último processo acederá a uma nova página com indicação dos mapas a descarregar.

É possível que a página sofra de alguns problemas, nomeadamente a área central (um controlo do tipo iframe) indicar que a navegação foi cancelada. A forma mais rápida de o resolver é posicionar o ponteiro do rato sobre essa zona, premir o botão direito e seleccionar o comando “Propriedades” do menu contextual. Seleccione então o URL e carregue-o numa nova janela do browser.


Comentários

3 comentários a “Google Map Maker”

  1. Excelente, sem dúvida.
    Inté

  2. Avatar de carlos ferreira
    carlos ferreira

    adorei…

    obrigado

    ja me perdi…

    sabem como posso abrir os documentos shp?

    abraços

    1. Avatar de joaocarloscardoso
      joaocarloscardoso

      Os dados que o utilizador encontra na página de download do Google Map Maker encontram-se em dois formatos: SHP e KML (formato nativo do GoogleEarth).
      SHP é um formato vectorial que vulgarmente designamos de shapefile, o qual descreve geometrias: pontos, linhas e polígonos. Foi criado pela ESRI (Environmental System Research Institute) e é muito popular na área do software de GIS (geographic information systems), mas infelizmente precisamos de aplicações comerciais para o utilizar convenientemente.
      Assim, o melhor mesmo é fazeres o download da informação em KML.