Ferramentas para inspeccionar as características dos mapas detalhe instalados no MapSource

by

in

A aplicação MapSource organiza e gere os conjuntos de mapas como “produtos”. Cada “produto” ou mapset é constituído por um mapa de alto nível para pré-visualização (preview map), por mapas de detalhe (que depois podem ser seleccionados individualmente através da “Ferramenta de Mapa” e carregados no receptor GPS), por um ficheiro .tdb e, opcionalmente, por um ficheiro TYP.

Estes mapas detalhe (ou map tiles em inglês) são identificados por um nome relacionado com a área geográfica que cobrem, bem como contêm internamente as coordenadas daquela mesma área. Sucede que tais dados não têm qualquer correlação com a identificação em termos de ficheiro (.img), uma vez que esta é sempre constituída por 8 dígitos. Tal conhecimento pode ser importante quando pretendemos combinar mapas detalhe específicos ou, ao invés, proceder à sua partição para um tratamento mais detalhado.

Através da ferramenta Mapsource Map Explorer (disponível para download em http://www.geodude.nl/community/content/view/29/49/) é possível aceder e verificar as características dos mapas detalhe instalados no MapSource.

O valor referido no atributo “Map Number” corresponde ao nome do ficheiro .img. Se este valor tiver um comprimento  inferior a oito dígitos, obtém-se o .img adicionando zeros à esquerda, até perfazermos os referidos oito dígitos.

Uma outra ferramenta que pode ser utilizada para inspeccionar as características dos mapas Garmin  é a GMapTool. Já aqui demos conta anteriormente das suas possibilidades para cominar ou partir mapas (http://landlousa.wordpress.com/2009/08/10/como-combinar-varios-mapas/). 

Ao executar a ferramenta GMapTool.exe,  o utilizador começa por premir o botão “Add Files” e navegar até à directoria que contém os mapas a inspeccionar (por exemplo c:garmin). Aí adicionamos os mapas:

Finalmente, premimos o botão “Details”.