A PISTA DO DESFILADEIRO DE ASSIF MELLOUL – HELP, HELP, HELP

by

in

Parola 108 (Medium) (Medium)Esta Pista também conhecida por H1 por Gadini no seu Tomo I Haut e Moyem Atlas, está agora ameaçada de destruição devido ao mau tempo que assola aquela região. Em Maio deste ano pudemos constatar pelo percurso que fizemos entre Anergui e a Cathedral que já eram visíveis os estragos. Mais em Setembro já não foi possível passar pela Pista em qualquer destes sentidos. Durante muitos anos e após cada chuvada ou enchente do Assif Melloul, as populações e as autoridades locais garantiam a sua manutenção nem que fosse para transitarem com os animais de carga, já que era o único acesso capaz a Bin Ouidane. Hoje, Anergui está ligado a Tagleft por uma estrada asfaltada com acesso a El Ksiba, uma excelente obra de engenharia em zona de alta montanha com umas curvas ou lacetes bem desenhados e executados. Com esta alternativa as autoridades oficiais já não estão interessadas em recuperar e fazer a manutenção regular da Pista de Assif Melloul. Os habitantes e especialmente a Associação Moriq de Desenvolvimento, estão interessadas no contrário, seja em manter a Pista transitável, já que uma parte dos seus Gites sobrevive com as Expedições que cruzam o Alto Atlas desde a Cathedral até Anergui ou vice-versa. A reconstrução das zonas danificadas é grande, já que os afluentes do Assif Melloul são caracterizados por uma forte inclinação em terreno de cascalho, permitindo que as chuvadas de curta duração mas de intensidade elevada, provoquem torrentes de cascalho que destroem os frágeis aquedutos. A Associação Moriq de Desenvolvimento tem um tractor e uma máquina de retroescavadora que fazia a manutenção da Pista com o apoio das autoridades oficiais nos últimos anos permitindo a circulação de veículos para a zona de Beni Mellal. Hoje, os seus limitados recursos financeiros não lhe permite continuar a manter esse esforço, já que com a Pista « Cortada » a fonte das suas receitas, seja o Turismo dos 4×4, através dos Gites diminuiu acentuadamente. Também, foi necessário investir noutras áreas como a saúde com a aquisição de uma ambulância que nós observamos no local em Setembro. Esta Pista é fundamental para o desenvolvimento do Turismo de Anergui, que, quando aberta garantia mais de 3.000 visitantes por ano, criando uma rede de desenvolvimento local sustentado com a população, através do Gitê Hammou Chrifi, que alberga muitos dos praticantes de BTT, Montanhismo, Caminhadas e 4×4.

Mas os habitantes de Anergui chamam « Seguro de não Isolamento », a esta Pista, porque a sua funcionalidade permite que Anergui no Inverno possa não estar isolada caso a passagem de Moriq Jbel fique bloqueada pela neve durante várias semanas. O que se pretende é que os amantes do Alto Atlas possam ajudar na recuperação e na preservação de alguns troços da Pista de Assif Melloul, com trabalho voluntário sendo necessário somente que se crie uma onda de entusiasmo, já que será possível recuperar a Pista tão importante para todos. Bacin Hammou é o principal impulsionador desta iniciativa de recuperação da Pista de Assif Melloul, acreditando que seja necessário cerca de 1000 euros para a 1.ª fase dos trabalhos.

Assim é necessário fazer uma campanha de contribuições para que seja possível fazer a recuperação e manutenção da Pista de Assif Melloul, uma das Pistas mais bonitas do Alto Atlas. Este pequeno troço de cerca de 44 km permite ligar a Cathedral a Anergui, por uma Pista de Alta Montanha, caso contrário terá de se percorrer cerca de 130 km de asfalto. Mais a sua abertura permite realizar em TT a Pista de Beni Mellal a Ilmilchil com passagem por Bou Goumez, Cathedral, Anergui, Tassent e Lac Tislit.

O que a Associação Moriq de Desenvolvimento pretende, é uma contribuição financeira através de um pequeno donativo, permitindo assim a ligação física entre a Cathedral e Anergui, bem como a interligação entre o Turismo e o desenvolvimento local.

Parola 120 (Medium) (Medium) Pour contacter le président de l’association Moriq :

Bacine : 00212 6 78 45 00 25

Hamou Chrifi : 00212 5 23 44 22 84

 Pour plus d’informations, vous pouvez me contacter :

david.goeury@gmail.com

00212 6 61 17 80 07


Comentários

2 comentários a “A PISTA DO DESFILADEIRO DE ASSIF MELLOUL – HELP, HELP, HELP”

  1. Pude ter o previlégio de conhecer esta pista no passeio que fizemos em Maio ao Alto do Atlas, é sem dúvida de uma beleza extraordinária, já nessa altura a pista mostrava alguma dificuldade devido às chuvas que tinham caído dias antes. Fizemos os aproximadamente 40 kms até à Cathedral num ritmo lento que deu para gravarmos na nossa memória toda a sua beleza, a cor branca do rio, o verde em diferentes tons, a terra húmida de uma pista estreita mas que ainda assim nos permitiu chegar à tão famosa Cathedral. Vamos pois com a boa vontade de cada um de nós ajudar os habitantes de Anergui a não ficarem isolados numa época em que a um clik nos pomos do outro lado do mundo.
    Desde já obrigado a todos os que queiram contribuirm para uma vida melhor destes habitantes de Anergui.

  2. Avatar de Carlos Costa
    Carlos Costa

    Olá a todos.
    Podem contar comigo

    Inté