VALLE DE AIT BOU GOUMEZ

por

em

Boas.

Dizem os entendidos em Marrocos, que este deve ser o lugar “melhor guardado de Marrocos”. Esta região também conhecida por “Vale Feliz”, era até pouco tempo atrás, pouco conhecida dos Expedicionários em 4×4. O isolamento de Bou Goumez do resto de Marrocos no inverno chegava aos 4 meses. Nem mesmo de  mula se conseguia ter acesso a Azilal ou Dennante. Só em 2001 foi aberto um acesso a partir de Azilal com ligação a Cathedral e consequentemente a Bin Ouidane.

A beleza natural de Bou Goumez deslumbra que visita a região e é um Paraíso para os Senderistas desejosos de emoções fortes nas escarpadas encostas dos diversos maciços que envolvem este Vale. É nesta zona que se faz a transição entre o Médio e o Alto Atlas.

Dizem também que é um Vale Idílico, em que os seus habitantes para sobreviverem têm uma vida árdua, aproveitando todos os bocados de terra para cultivar trigo. Das melhores fotos que vi da zona, é o amarelo seco do milho, nos terraços. O espiríto comunitário das populações, permitiu criar recentemente Associações que garantem a construção o ensino básico e o arranjo de acessos, já que as chuvas destroen constantemente as Pistas e Trails. No último inverno esta zona foi  infelizmente notícia pela morte de várias famílias com desabamentos de coberturas com devido ao peso da neve.

Gandini, propõe no seu Tomo I os seguintes DPM’s:

G2 – Com início em Ait Mhamed e passagem por Ait Bou Ouli e ligação ao percurso G5 próximo de Agouti. Tem 63 Kms de extensão.

G5 – De Agouti ao percuros H4 em Tizi n Tssalli n´Imenain. Este percurso entra no Vale Bou Goumez e tem a extensão de 45 Kms. Neste percurso existem alguns Gites, nomeadamente em Tabant.

G4 – Percurso também conhecido pela Cathedral, tem cerca de 130 Kms com início em Azilal. Aconselho iniciar o percurso em Ait Mhamed e percorrer a DPM até a junção do percurso G5. Este troço tem cerca de 27 Kms de extensão.

Depois de chegar a Cathedral nada melhor que fazer o DPM H1 que bordeja o Assi Melloul até Anergui e seguir pelo H6 para Ilmilchil.

As Rotas reais serão disponibilizadas depois de 15 de Setembro.

A Rota proposta com os WPT’s Gandini, AQUI.

Inté.