O Processador SiRFstar IV saíu

by

in

sirfstariv

Um mês após a aquisição da sociedade SiRFStar Technology pela empresa britânica CSR, saíu uma nova geração de processadores da série SiRF: o SiRFstarIV.

Não se trata de um simples receptor de GPS, o novo processador SiRFstarIV é mais uma arquitectura de localização, dotada de sensibilidade melhorada para as zonas exteriores e interiores (zonas urbanas, fundamentalmente), mais resistência às interferências causadas por outras tecnologias sem fios, baixo consumo e tecnologia miniaturizada.

Segundo o fabricante o SiRFstarIV possui tempos de ligação e fixação aos satélites muito inferiores aos exibidos pelas gerações anteriores (II e III). Uma das suas características-chave é a chamada SiRFaware, ou seja, a capacidade de localização “better-than-hot-start”. Trata-se de tecnologia capaz de procurar e fixar satélites com o dobro da velocidade e com um consumo de apenas 50-500 micro amperes.

Este processador pode ainda ser associado a sensores MEM, de modo a melhorar o posicionamento, especialmente em zonas interiores (situações de indoor), já que a última posição fiável é guardada em memória e utilizada até que sejam recebidos de novo sinais de satélite.

A primeira implementação a sair para o mercado terá o nome de GSD4t, já em Outubro. Está especialmente vocacionada para smartphones e outros dispositivos móveis.


Comentários

2 comentários a “O Processador SiRFstar IV saíu”

  1. Avatar de Luis Vidal
    Luis Vidal

    na linha da frente 🙂

  2. Avatar de Rosa Maria
    Rosa Maria

    Informação à velocidade da luz.
    RM