TANQUE DO CABRIL – SERRA DA LOUSÃ

by

in

O Tanque do Cabril fica situado na Serra da Lousã e representa uma forte harmonia entre a envolvente verde que o rodeia  e a construção em Xisto.

O Tanque construído em Xisto da zona , tem agregado um pequeno Parque de Merendas e uma robusta nascente que o abastece e ao  fontanário seguindo as “sobras” para a Ribeira de São João.

A Arte de trabalhar o Xisto tem aí uma das suas expressões mais vincadas, não só pelo assentamento do Xisto, como pelo acabamento e a ausência de perdas ou fugas de água, que só os grandes Mestres Canteiros ou Pedreiros da Serra da Lousã, conseguiam com arte e engenho edificar.

Costumo aconselhar os meus amigos a visitarem o Tanque do Cabril e a saborearem a envolvente de castanheiros, carvalhos e pinhal, bem como ouvirem o silêncio, cortado às vezes pela passagem na Pista de BTT ou algum esquilo, raposa, veado ou javali.

Mesmo no verão é necessário levar um agasalho, mas vale bem a pena. Os mais destemidos poderão tomar um banho gelado para fortaceler os ossos.

Se optar por realizar o Track dos Parques de Merendas e Mirantes, passa por lá de certeza, senão, aqui vão as coordenadas: N 40 04.394 W 8 14.655 ou 29 T 5 64 442 44 36 159 relativas ao Datum WGS 84.

É uma boa maneira de avaliar os seus dotes de escuteiro ou de orientação. A carta militar é a nº 252 caso não a possua pode  solicitar um extracto da zona em  landlousa@gmail.com que nós damos uma ajuda na cartografia.

PS: Um agradecimento aos Baldios da Lousã, pelo trabalho que tem tido na preservação deste património que se encontra espalhado pela Serra da Lousã dentro do seu “cantão”.

Fica o desafio ao Artur Ferrão para umas fotos à “Ferrão”

Inté.


Comentários

Um comentário a “TANQUE DO CABRIL – SERRA DA LOUSÔ

  1. Lançado o desafio andei para aqui a vasculhar o meu arquivo.
    Só o fotografei uma vez e as fotos não terão ficado grande coisa.

    Fica aí o único exemplo apresentável… acho que tenho de lá voltar um dia destes. 🙂

    http://picasaweb.google.com/lh/photo/0ni654Ofm3GJRkkVoOGXvw?feat=directlink