OZIEXPLORER – FICHEIROS OCULTOS – DATUM.DAT?

by

in

Boas.Ozi

O Oziexplorer é  um programa que utiliza imagens em diversos formatos gráficos como fundo, permitindo a navegação num computador, a visualização e modificação de dados do GPS, e a criação de Rotas, Waypoints e Tracks.

Para utilizar o Oziexplorer é necessário dispor de mapas em formato digital tão correctos e precisos quanto possível. A forma de obter estes mapas é, logicamente, através da digitalização de cartas militares utilizando um scanner de boa qualidade e com as maiores dimensões possível para dar origem a um único mapa sem distorções.

Do mapa original, para além da escala, é necessário reter o Datum a partir do qual foi elaborado. O Datum não é intuitivo e caso não esteja correcto levará ao desvio de vários metros, até algumas centenas, da posição assinalada pelo GPS, podendo levar a erros de navegação sérios.

O Programa possui uma vasta Lista de Datums, mas não considera os Datums que serviram de base para elaboração da Cartografia a escala 1:25 000 existentes, nomeadamente o Datum Lisboa (Portugal) e European 1950 (Portugal).

Neste caso é necessário criar um ficheiro que contorne esta falha, permitindo assim que com um clique ter acesso aos Datums em falta.

Mais, podemos ainda ir mais longe, criando um conjunto de ferramentas através de simples ficheiros, como por exemplo, “mover mapas para calibração”, “lista de Datums”.

Os Ficheiros Ocultos, podem ser obtidos, AQUI e colocados na raíz do Oziexplorer. A explicação detalhada AQUI.

Depois quando abrir o Programa, deve clicar em Datums e seleccionar “Datum of Loaded Map”.

Depois desta operação, penso que não haverá navegação ao lado da pista real.

Fiquem bem.

Dúvidas, landlousa@gmail.com, como sempre disponível.

Inté.


Comentários

Um comentário a “OZIEXPLORER – FICHEIROS OCULTOS – DATUM.DAT?”

  1. Avatar de Carlos Nogueira
    Carlos Nogueira

    Que tal passar-mos ai na Lousã mais um dia bem passado, e pormos os conhecimentos que adquirimos ai no curso em prática, assim como reestruturarmos todos estes pormenores no ozi.
    Acho que seria bestial, pensem nisso Land Lousã, obrigado.