MINAS DE OURO DA CUF – RODA CIMEIRA

by

in

cuf

Historiadores afirmaram que o principal factor que levou vários povos a habitarem esta zona da Serra da Lousã, foi a exploração das minas de ouro, prata, cobre e outros metais aqui existentes. Os Romanos chegaram a zona da Roda Cimeira por volta de 600 anos d.C. para explorar as minas ricas em ouro da “Escádia Grande”, localizadas ao longo da ribeira do Sinhel, junto á Roda Cimeira.

Hoje este Património de Arqueologia Industrial, está ao abandono total, sendo uma boa aposta para avaliar das suas capacidades de Navegação e Orientação.

Basta para isso ter as cartas militares nºs  252 e 253. Aproveite ainda para visitar as Aldeias do Xisto das redondezas, o Santo António da Neve e o Parque da Oitava.

Qualquer dúvida landlousa@gmail.com

Inté.


Comentários

8 comentários a “MINAS DE OURO DA CUF – RODA CIMEIRA”

  1. Ora aí está algo de completamente novo para mim!
    Desconhecia tal coisa. Mais um local a conhecer!

  2. Boas.
    Que tal sábado fazer um Track desde a Lousã às Minas, com almoço depois na Oitava. Saída pelas 10.30 horas dos Bombeiros da Lousã. Fica o Desafio.
    Inté.

  3. Era uma excelente ideia, mas Sábado tenho um aniversário pelos lados do Luso. Acho que vai ter de ficar outro dia. E até dia 6 as coisas estão demasiado ocupadas para meu gosto.
    Abraço.

  4. Avatar de Aristides adão
    Aristides adão

    ..estive lá hoje (2-7-2009), com um amigo…já lá não ia há trinta e tal anos…nessa altura a(s) casa(s) de pessoal estava(m) de pé ..havia por lá umas vasilhas de barro semelhante a cântaros, e muitos papeis com nomes de pessoal da mina…num deles constava o nome dum tio dum dos parceiros dessa visita, da Lousã…tínhamos 16 ou dezassete anos ( agora vão cá 56) e dava ideia que mina tinha sido desactivada havia pouco tempo ( uma dúzia de anos ?) ….

    1. Boas.
      Aristides, fico contente por te ver por aqui.As Minas podem ser ainda um ponto de visita do pessoal que gosta da Serra da Lousã.

    2. Avatar de Artur Neves
      Artur Neves

      Essas minas de que falam são as minas da Escádia Grande, que ficam próximas de Roda Cimeira,exploradas desde os romanos ?

  5. Boas.
    Neves , são essas Minas mesmo.
    Inté

  6. Avatar de Artur Neves
    Artur Neves

    Obrigado pela informação.