ARQUIVOS TYP

por

em

 

Os TYP, são arquivos que nos permitem personalizar os mapas e a sua visualização no GPS. Esta ferramenta abre um infinidade de possibilidades para personalizarmos os nossos próprios mapas. A partir da versão 6.11 do MapSource, já é possivel usar Typ’s. Os Typ’s permitem tornar mais visíveis os elementos que consideramos mais importantes em cada mapa, face a utilização que pretendemos  implementar. Por exemplo, para quem faz mais Expedições em Marrocos, Mauritânia ou em África, será importante salientar  as Pistas ou caminhos nomeadamente os “R”, tal como um bom Mapa em papel apresenta.

O exemplo a seguir demonstra bem a diferena de uma zona do Mapa Morocco Topo sem TYP e com TYP.

Maroc_Topo_BaseMaroc_Topo_Typ

Os novos Mapas da Garmin estão agrupados em famílias e não em produtos como anteriormente. Há programas que automizam essa alteração, pese embora muitos prefiram fazer manualmente.

Os arquivos TYP, são criados mediante o programa Cgpsmapper Typ e depois é seguir uma complexa sequência de operações, mas que resultam num trabalho gratificante.

Neste momento estamos a preparar umTYP único para os Mapas LandLousã. Oportunamente será disponível aos sócios.

Estamos ainda a preparar um Workshop sobre as ferramentas MapSetToolKit e TYP’s, a ser ministrado aos sócios e visitantes do Land Lousã.

Informações: landlousa@gmail.com

Inté.