III EXPEDIÇÃO LAND LOUSÃ MARROCOS 2009 (2)

por

em

Boas.

No seguimento do post anterior (1) aqui vão mais notas.

Esta Expedição vai ser em “quase” Autonomia Total e por percursos pouco usuais seja ,fora das rotas emblemáticas, pelo menos na 1.ª parte da Expedição.alhoceima-beach

A 1.ª etapa vai ser de Ceuta a Al Hoceima, sempre junto ao Mar Mediterrâneo.

De Ceuta seguimos para Oued Laou, Bou Hamed, El-Jebha seguindo depois uma Pista até Al Hoceima.

Al Hoceima fica a entrada do Rif, é uma cidade moderna, com praias excelentes e um bom Parque de Campismo a beira-mediterrâneo.

Na 2.ª etapa o percurso pode avançar por Taza ou Guerfic, conformr se opte pelo Médio Atlas ou pelo Planalto de Rekkam. e termina em Missour.

A zona do Médio Atlas é mais fresca e com mais floresta já que é feita a maior altitude e a zona do Planalto de Rekkam é mais “árida ou inóspita”. Estou mais inclinado para esta última opção já que Boudnib é um ponto de passagem obrigatório. Recentes tracks de amigos espanhóis confirmam alguma dureza das pistas mais acessíveis ao pessoal.

Na 3.ª etapa de Missouir a Hassi Labiad, passa por Erfoud para reabastecer e segue já com cheiro a pistas da zona do Erg Chebbi que nos vai acompanhar sempre a nossa esquerda, umas vezes mais perto outras mais distante.

Na 4.ª etapa  tudo está em aberto podendo ser tomada duas opções: a 1.º pela rota mais a sul com saída por Taouz e circular junto a fronteira com a Argélia ou a rota mais a norte com saída por Rissani via Fezzou, inflectindo para um ponto comum que é Oum-Jrane. Éuma etapa dura por zonas inóspitas mas sem qualquer perigo embora exigente para as mecânicas dos 4×4.

Na 5.ª etapa a opção é seguir de Zagora directo por pista para Foum Zguid-tenho de dar as fotos ao barbeiro e comer umas brochetes de frango- e não fazer a Pista por Mhamid pelo Oásis Sagrado via Lago Iriki, já que é uma pista penosa que desgasta muito material. De Foum Zguid até Tafraoute será por asfalto.

As etapas seguintes serão por asfalto até Essaouira e Ceuta, podendo ser feita alguma pista a beira mar.

Como poderam ler não temos Marraquexe, Fez, Casablanca como pontos âncora, o que torna a Expedição mais económica a todos. Os percursos propostos têm pistas e ou tracks fiáveis mas exigentes.

Fiquem bem.

Inté.

Dúvidas landlousa@gmail.com


Comentários

8 comentários a “III EXPEDIÇÃO LAND LOUSÃ MARROCOS 2009 (2)”

  1. Boas.
    Pedi hoje a uns amigos de Barcelona que vão em Fevereiro por essas zonas para me enviarem depois os tracks. Eles são mais da “pesada” mas nós não devemos ficar atrás ou não fossemos Tugas.
    Inté.

  2. e nós não somos da pesada?? nós até subimos a duna por dentro..

  3. Boas.
    Hoje estive a ver uns tracks novos do final de 2008 de um Clube que costuma ir para Ouzina perto de Taouz.
    O novo Hotel ou Alberge de Ouzina é muito fixe.
    Inté.

  4. Boas.
    Tenho andado a trocar uns emails com o Hgo Pacheco e o Rogério Diogo que fizeram o Sahara Aventura e estou ansioso para formatar as pistas que eles indicam.
    Diz Hugo que “Pela tua descrição pretendes fazer em sentido contrário ao que fizemos.Perto de Alnif há uma bifurcação na pista, se fores pela esquerda chamam-lhe a pista do inferno…Deve ser fantástica mas muito demorada.Se poderes faz também a pista da nossa etapa 1 entre Ouarzazarte e Taliouine, é montanha com bom piso.É só seguir os pontos mais a Norte, é lindissimo.
    Abraço”.
    A adrenalina está a subir.
    Inté.

  5. O Hugo Pacheco e o Rogério que se preparem, o Parola vai aos treinos:)

  6. Pois é, primeiro arranjei-lhe os tracks e só depois é que fez a revelação da participação no Sahara. Já não se pode confiar em ninguém 🙂

    Grande Abraço.

    Ps. Infelizmente não posso ir (mais uma vez 🙁 ) à tua “formação” do Ozzy. Como está o manual prometido??!! é que tenho que começar a treinar caso um dia vá fazer o 1000 kashbas ou o Africatracking.

  7. Boas.
    Ainda espero que esta Expedição, faça jus ao nome, já que vamos entrar em terrenos novos em algumas zonas. Tenho andado a falar com o Jordi e o Xavier para até lá alguem fazer algumas das pistas mais a nascente.
    Segundo sei vai sair de Barcelona pessoal de mota de enduro para apontar para aqueles lados.
    Quanto ao Sáhara Aventura para já ainda a procissão vai no adro, e tudo depende do Travassos(meu médico dos olhos).
    O 2.º carro também já temos e vai ser uma surpresa e um desejo do Vidal.
    Inté.
    Fiquem bem.

  8. hi!!!!!
    IM KARIMA FROM HOCEIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    WALLAH HOCEIMA IS HOTT