RESCALDO DO III ENCONTRO NACIONAL DE DEFENDERS

por

em

Já ansiávamos todos pelo terceiro Encontro Nacional de Defenders e este ano mais uma vez não vimos defraudadas as nossas expectativas. Um fim-de-semana dedicado ao mais puro “ Espírito Defender”.

O Parola e a LandLousã, brindaram-nos mais uma vez com dois dias intensos de actividades e convívio, onde pudemos desfrutar dos nossos Defenders sempre em boa companhia e bom ambiente.

A festa começou na sexta à noite, com a abertura do secretariado na tenda LandLousã e recepção aos participantes que optaram por não perder mesmo pitada e estar logo de manhã nos workshops. Serviu-lhes também para se ambientarem às gélidas noites no Campus Defender, como que um aperitivo de um fim-de-semana para Duros.

O workshops este ano foram três:

O Ideias falou sobre algumas avarias que poderão surgir nos nossos carros e que poderão ser facilmente evitadas mediante uma manutenção cuidada. Falou também de pormenores importantes como a utilização de lubrificantes de qualidade, bem como e agora gozem se quiserem, a importância de se manter o Defender lavado! Parece que afinal, tal mania de lavar o Defender poderá por exemplo aumentar o período de vida de alguns elementos mecânicos como os retentores. Será por isso que o Storm não baba óleo? Sim porque a hipótese de não babar por estar sem óleo, à partida estará fora de questão!

A parte da orientação ficou a cargo do Eng.º. Paulo Couto. Muito útil e interessante saber as bases da cartografia, para que de uma vez por todas se saiba o que raios são UTM, WGS84, Geóides e outros palavrões que fazem falta a quem se quer iniciar e não só nas lides da orientação.

Também tivemos um representante do Instituto Geográfico do Exercito, o Tenente-coronel Luís Nunes, que nos deu uma ideia do trabalho que esta instituição desenvolve e dos inúmeros serviços que temos ao nosso dispor.

O tempo passou a correr e quando demos por isso já passava da uma da tarde, tempo para atacar as roulottes das bifanas que estavam no recinto e partir para uma tarde de TT.

De tarde o programa era livre, ou podíamos ir fazer uma prova de orientação, ou fazer um passeio espectacular pelas Serras de Xisto. Os Road-books e respectiva informação destas duas actividades estavam no saco entregue pela organização no momento da inscrição. No saco também haviam lembranças e uma T-shirt alusiva do evento. A terceira hipótese era a Pista Xanoc – Vasco Lima.

Este ano a LandLousã preparou-nos uma pista à Xanoc, que é como se diz, uma pista à Defender!

Era uma pista que exigia KDU, difícil e técnica quanto baste, afinal de contas era uma pista para Defenders! Cruzamentos de eixos, dois aceiros bem inclinados, valas, fossos, lama, inclinações laterais, enfim um carrossel destinado a testar as capacidades das máquinas e dos condutores. Penso que os que se atreveram gostaram e muito! Até os mais artilhados encontraram desafio à altura no último obstáculo! Um fosso com saída bem a pique que deu espectáculo e umas fotos dignas de um END!

Seguiu-se uma churrascada, onde o prato forte foi o convívio! De referir que este ano houve quem elaborasse autênticos menus de degustação, com direito a entradas, os chamados amuse-bouches, petiscos, prato de peixe, prato de carne, enfim autênticos banquetes!

Seguiu-se a habitual nocturna. Desta vez era especial, propúnhamo-nos fazer o corta-fogo da Barraca Preta, com paragem no local onde será colocada uma placa de Homenagem ao nosso Amigo Vasco Lima, bem como o local onde foram depositadas as suas cinzas. Assim foi, um corta-fogo daqueles a sério acabando lá mesmo no alto, com uma vista maravilhosa e um céu estrelado daqueles como não há muitos.

Uma forma de mostrar que o Xanoc fez, faz e fará parte de todos os END e de todas a actividades LandLousã.

De seguida seguimos em caravana até à SEDE da LandLousã, onde nos foi servido um chocolate quente, que serviu de desculpa para mais uns momentos de convívio e boa disposição até cerca das duas da manhã.

De volta ao Campus Defender, foi encarar mais uma noite de campo, já com sabor a despedida, mas como se costuma dizer de “papo cheio” de emoções!

É assim o END!

Por João Pedro, “STORM”, Ahhhpoiéééééé.

 

 

 

 

 

 
 

 

Comentários

3 comentários a “RESCALDO DO III ENCONTRO NACIONAL DE DEFENDERS”

  1. Avatar de imtheyellowman
    imtheyellowman

    … e não ficaste para ver o bando do yellowman em acção!!!eheheh

    http://picasaweb.google.pt/yellowman.the/TheYellowmanNoENDIII#

  2. Olá João Pedro
    Conseguiste como sempre descrever à maneira o FDS dos Defenders, quem não esteve presente transporta-se com facilidade para esse mundo mágico do qual podemos fazer parte.
    Bj
    Romy

  3. Avatar de rui e juana
    rui e juana

    finalmente as fotos deste grande encontro!

    http://picasaweb.google.com/vascosal/IIIEND#