AO MARQUES MEU GRANDE AMIGO

por

em

Boas.

O Marques grande companheiro de grandes regatas está à bolina a lutar contra ventos fortes no Cabo da Boa Esperança.

Desde putos que somos amigos e apaixonados pelo mar, mais pelas regatas e pelos pequenos cruzeiros. Ainda putos compramos com o Abílio uns planos em Inglaterra para construir um pequeno cruzeiro a quem demos o nome de  “INTRÉPIDO”. Foram mais de dois anos de cola e descola contaplacado marítimo mas quando o lançamos a água na Baía da Samba Pequena, foi a loucura.

Este pequeno barco deu-nos muitas alegrias e alguns cagaços como na famosa Regata do Dia da Marinha.

O Marques grande companheiro de aventuras era doido por vela e por “VW carochas”, mas o seu grande sonho era mesmo ir para a Austrália.

Com o 25 de Abril de 1974, fomos cada um para seu lado e o Marques doido pela Austrália, partiu para a África do Sul, sempre com o fito da sua Austrália.

Ficou pela África do Sul, onde como engenheiro se estabeleceu, onde construiu um médio cruzeiro, um barco a maneira, “à Marques” que tem num grande lago no interior do País.

Esta semana vim a saber que o Marques está numa corrida louca e deseperada contra uma tempestade que o arrasta à bolina para o Cabo das Tormentas. O Marques tem um cancro na coluna e está em fase terminal com dores horríveis. As dores são tão violentas que conseguem ser mais fortes que o choque das ondas dos Oceanos Atlântico com o Índico e que não o deixam chegar a Austrália.

Companheiro, resiste nem que para isso tenham de aliviar os brandais com na famosa Regata do Dia da Marinha, enrola a genoa e liberta o spinnaker, sem medo.

Man, é tão duro escrever isto e fico por aqui que já não consigo escrever mais…..

Aguenta firme e parte a dar andamento ao “largo”, para o “INTRÉPIDO” planar.

Marques, Mungo ué, como diriamos em Angola.

Fica bem.


Comentários

2 comentários a “AO MARQUES MEU GRANDE AMIGO”

  1. “Há grandes homens que fazem com que todos se sintam pequenos, mas, o verdadeiro Grande Homem é aquele que faz com que todas se sintam Grandes (Max Gehringer).

    Penso que o teu/nosso amigo não irá ler concerteza esta descrição daquilo que fez parte da vossa convivência e amizade mas desejo que neste momento difícil da vida dele consiga ultrapassar/resistir a esta onda negativa com a coragem que lhe foi inerente nas regatas que os dois partilharam.
    Romy

  2. Avatar de Gonçalo Paiva e Pona
    Gonçalo Paiva e Pona

    Caro Parola,
    Não posso deixar de ficar impressionado ao ler esta noticia. Ainda ontem mostrei à minha mulher (tambem ela desde sempre ligada à vela) as suas cronicas sobre a escola do “Bufa” e sobre a vossa regata do dia da Marinha…
    Só desejo que o seu amigo dobre da melhor maneira este cabo “Horn”, onde só os Grandes se aventuram…
    Abraço