BRAMA DOS VEADOS – SERRA DA LOUSÃ

by

in

 

Boas.

É entre Setembro e Novembro que acontecem as lutas e despiques entre machos. Quase sempre existe um “medir” de forças entre os machos, através da intensidade e volume de “bramidos” emitidos.

Este som é uma das mais fortes características da época de reprodução do veado. Por este motivo esta época toma também o nome de “brama”.

As fêmeas são fecundadas nesta altura do ano vindo as crias a nascer cerca entre Maio e Junho do ano seguinte.

É impressionante ouvir no silêncio noite da “Sede” do Land Lousã em plena Serra da Lousã, aquele barulho “Medonho”, como diria o Anágua.

Inté.


Comentários

5 comentários a “BRAMA DOS VEADOS – SERRA DA LOUSÔ

  1. Man!
    Sem querer criticar…
    A foto que estava anteriormente é bem mais louca.
    Fica bem e um abraço.

  2. Boas.
    Esta foi tirada ontem a caminho da Oitava.
    É uma foto Land Lousã.
    Inté.

  3. Boas,

    Nos anos todos que ja ando a “navegar” pelas serrinhas da Lousã que são “lindas”, é o 1.º exemplar que vi ao vivo. Medonho e lindo mesmo. Ele sabia que estavamos boca-aberto a olhar para ele atravessando no nosso caminho, e ele ainda olhou para nós deixando nos esta magnifica recordação….LINDUUUUUUUU
    BEIJO!!!

    Abraço aos Madeirenses e resto do pessoal que encontramos na Oitava a fazer o Road Book das Aldeias de Xisto!!!

  4. Avatar de CarlosOliveira
    CarlosOliveira

    Realmente este exemplar da foto era bem bonito,e a exemplo da familia Lopes Pereira este também foi o nosso primeiro ” contacto in loco ” com um belo exemplar… pena que não tenha ficado um pouco mais para confraternizar mais com o people.
    Foi um belo fim de semana passado na nossa sede…

  5. Eu tb já vi um e dos grandes uma vez que tava a dar a bocarra ao Batista no desafio de Orientação do de um aniversário do FLR! Ia no V8 do Campos e cruzámo-nos com um naquela ponte romana pequenina que era um dos pontos.ESPECTACULAR!
    Ahhhpoiséééé!