ASSOCIATION KHAMLIA – MERZOUGA – MARROCOS

by

in

Boas.

KHAMLIA, é um pequeno lugar perto de Merzouga na região de Er Rachidia, que conhecemos na etapa do Erg Chebbi, na II Expedição Marrocos LandLousã 2008. Este lugar tem um povo simpático com  origem do Mali que vinham como escravos trabalhar para Marrocos. Neste lugar existe uma Associação que se chama “Association Khamlia École Mixt” que procura dar apoio as crianças, nomeadamente em material escolar e roupas.

Na Associação funciona a escola primária, sendo o edifício muito simples com uma única divisão de cerca de 12 m2. As carências são enormes, mas os miúdos são alegres e o Professor Mohamed Oujeaa faz um esforço enorme para que elas sejam muito felizes.

As carências eram e são tantas que levaram alguns membros da Expedição a deslocarem-se a Rissani para comprar no comércio local mais material escolar.

Mas como isso foi insuficiente e sinceramente não me deixa confortado vinha sugerir que o Land Lousã pudesse fazer uma recolha de material ou donativos nomeadamente:

  • roupa e calçado;
  • material escolar, como cadernos, lápis, borrachas, canetas, máquinas de calcular, estojos, jogos educativos e outro material.

Só quem foi a Associação sentiu a alegria daquelas crianças com o pouco que lhes demos, talvez fosse do carinho e do amor que lhes transmitimos.

Para qualquer esclarecimento landlousa@gmail.com ou 913466735.

 

Inté.


Comentários

2 comentários a “ASSOCIATION KHAMLIA – MERZOUGA – MARROCOS”

  1. Não esqueço o 1.º dia em que lá estivemos e quando lhe dêmos aquelas linguas de gato eles não as terem comido imediatamente mas sim juntado e dividido com o professor…e as lindas mãos pintadas da menina que está com a t-shirt cor de laranja…e o sorriso meigo dessas crianças…a prontidão com que uma das meninas salta para o “palco” e nos oferece um espectáculo…a amabilidade daquele professor que ali trabalha sem nenhum ganho financeiro…foi bom poder olhar para aqueles rostos e ver um sorriso.

  2. Fico muito contente que não sejam indiferentes ao que vos rodeia quando viajam por Marrocos. Estive nessa região na semana passada,éramos 5 pessoas e como fomos de avião ficámos limitadas a um total de 90 kg. Essa região tem tantas carências que o que levámos parece nada mas de certeza que fez alguma diferença!!Quero colaborar, tenho muitos brinquedos, roupas de criança e adulto e algum material escolar com que posso contribuir. Digam-me quando irão e de que forma vos posso fazer chegar as coisas. Bem hajam!