SUBIDA AO ESPINHAÇO DE CÃO

by

in

Boas.

Poiséééééeé.

Dia 5 de Abril foi o grande dia com a subida do Espinhaço de Cão junto ao Vale Glaciárico do Zêzere, na Serra da Estrela.

Eu, o Rui Barata, o Miguel Barata, o Paulo Barata, o CotaFone, o Alcides Romano e os putos, João Barata, Pedro Barata e Rui Barata, cheios de coragem,começamos cerca das 11,3o horas  a grande subida desde a cota 1182 mts , subindo até aos 1450 mts descendo depois para o Vale da Candieira a cota 1400 mts. Um percurso difícil com cerca de hora e meia de caminhada.

O Vale da Candieira é um local de uma beleza enorme. Com as mochilas cheias, o almoço foi um autêntico festival de gastronómico, desde frango frito, feijoada, enchidos variados, presunto, feijão frade, doces e café quentinho com um cheiro a Martin’s 20 years.

Tivemos a companhia de um pastor que ficará por ali sozinho até ao princípio de Outubro com as suas ovelhas, cabras e os seus cães.

Para o regresso optou-se por fazer a descida virada a poente, mais técnica mas mais bela.

Um desvio do trilho logo no início dificultou mais a descida, obrigando a uma atenção redobrada aos desníveis e precipícios.

Ceca das 16.00 horas chegamos a Ponte de Betão a cota 1000 mts seguindo depois para o ponto de partida.

Recuperados, seguimos para um percurso TT desde Manteigas a Folgosinho, com passagem pelo Covão da Ponte, Capela de Assedasse e pelo Casal do Alto onde o Alcides Romano foi ver a casa (ruínas), aonde nasceu.

Chegados a Folgosinho optamos por ir jantar ao Restaurante Adamastor, em Figueiró da Serra, que recomendo, para saborear umas excelentes entradas buffet’s,  a refeição de peixe e carne e depois uma variedade apetitosa de sobremesas.

Ficou marcado que todos os anos teremos Espinhaço de cão no 1º sábado de Abril.

As fotos estão em “Fotos”no canto inferior esquerdo deste blog.

Inté.


Comentários

3 comentários a “SUBIDA AO ESPINHAÇO DE CÃO”

  1. Bem…não existem palavras que definam o dia fantástico que foi.A serra despida de neve é igualmente linda. Os cotas e os putos aguentaram com valentia 4horas de caminhada, numa paisagem
    agreste e imponente. Obrigado a todos pelo dia magnifico, um agradecimento especial ao Parola pelos passeios magníficos, que organiza.
    Que venham muitos.

  2. …Espectacular caminhada, apesar de prometida a algum tempo conseguiu-se ir e melhor já ficou marcado para o ano…
    O tempo esteve espectacular, assim como a organização(Parola). Marcar mais para se treinar…

  3. Avatar de Miguel Barata
    Miguel Barata

    Fantástico… o mínimo que posso dizer da nossa subida ao vale da candieira pela vertente ‘espinhaço de cão’. Mal posso esperar pela próxima aventura…. campismo incluído no Covão da Ametade!