II ENCONTRO NACIONAL DE DEFENDERS

por

em

Pois é.

Aqui fica o relato do João Pedro.

Bués de fixe.

II Encontro Nacional de Defenders

Mais um Encontro Nacional de Defenders!

Este ano a fasquia estava alta e as expectativas também.

O ano passado, este evento havia sido considerado por muitos dos presentes como a melhor actividade Land Rover em que já haviam participado!

Os Defenders são uma maneira diferente de viver o espírito Land Rover e como tal impunha-se um programa a condizer.

À semelhança do anterior Encontro, de manhã houve workshops, de tarde houve pista de obstáculos, com o cair da noite deu-se início a mais uma mega churrascada à lá Campus Defender, segue-se uma nocturna pelos corta-fogos da Lousã, recolhe-se ao Campus e a pernoita é feita em tendas, pois esse é o espírito da coisa!

A receita era a mesma, mas o prato haveria de se revelar muito mais saboroso!

A aventura começou logo de manhã quando me apercebo que ia chegar atrazado às Bombas da Repsol, onde tinha combinado chegar ás sete em ponto! Cheguei ás sete e cinco e ainda tive de ir atestar! Claro que as minhas orelhas já ferviam e não era pouco!

A caravana era composta por sete carros! Lá arrancámos em direcção à Lousã, a um ritmo digamos, despachado!

Chegámos em cima da hora, mesmo a  tempo de participar no primeiro workshop apresentado pelo Raul Silva.

O tema deste workshop foi Mecânica Defender.

Falou-se das características de todos os motores que têm equipado os Defenders até aos dias de hoje. Muito interessante e muito bem apresentado, até para quem não está minimamente dentro do assunto da mecânica. O Raul Silva é já uma referência entre nós e fez questão de estar presente mais um ano! Nós agradecemos!

Pausa para comer uma bola de berlim na Roulotte que especialmente se deslocou ao Aeródromo! Aqui também se podiam comer bifanas, beber café, sentar na esplanada a fazer a fotosíntese debaixo de um maravilhoso sol de Outubro, etc!

O workshop que se seguiu era sobre estratégia em provas de navegação.

Desta feita o orador foi o Kankura Salazar. Aqui pudemos ter uma imagem do que é a realidade do campeonato nacional de navegação. Muitas dicas úteis e muitas curiosodades. Foi interessante, bem apresentado e divertido, pois foram contadas algumas peripécias engraçadas. 

Após o almoço, foi tempo de nos fazermos à Pista!

Este ano, meus amigos, a Pista era “à óme”!

Havia duas pistas distintas, uma acessível, que toda a gente se podia aventurar sem medos e outra que já exigia “ATITUDE DEFENDER” !

Ahpoisééé! O Vasco tinha preparado para nós uma pista pura e simplesmente espectacular!

AxleTwists de rodinha no ar eram muitos (quase todos!), inclinações laterais “limite” , uma subida inclinada para além das “especificações de fábrica”, bem com uma descida mesmo muito inclinada, que morria a pique (entenda-se ” a pique” como que: Porra que nem com os travões se segura aqui a pandeireta!) num poço da água que chegava ás portas dos carros com suspenção de série, acabando com duas inclinações laterais seguidas e desencontradas.

Ou seja, uma pista completíssima e exigente, que desafiava grandemente os carros de série, mas que não era “favas contadas” para os artilhados, pois a nível de cruzamentos e inclinações, estava-se com pouca margem para esticanços!

Na minha modesta opinião, era impossível fazer uma pista mais adequada! A maioria dos presentes não resistiu e foi lá! Uns com mais dificuldade outros com menos, lá se foi conquistando esta pista de obstáculos, que nos agarrou a tarde inteira! Os meus sinceros parabéns ao Vasco!

Enquanto uns ainda foram fazer a já afamada pista dos Flinstones, a maioria começou a montar o acampamento e iniciou-se  preparação de mais uma churrascada!

Aqui deu-se lugar ao Convívio que esteve ao melhor nível, como já é habitual! Achei que este ano, mesmo muitas caras novas, houve muita interacção, esteve-se muito à vontade, foi também mais especial por isso!

Não podia deixar de salientar que a contrastar com muitas caras novas, este ano tivemos uma antiga que de tão afastada que andava, já se sentia ” uma cara nova”!

Sejas bem vindo de volta BATX, a malta gosta de te te aturar (excepto eu! Mas eu alinho com a maioria, não sou de arranjar problemas!)!

Após o jantar, rumámos aos corta fogos da Lousã, sempre uma boa desculpa para belas nocturnas! Dois trajectos que se cruzaram no meio da Serra! Um belo pormenor logístico! O Mestre não brinca!…

Recolhemos a o acampamento já longa a noite!

De manhã foi acordar, arrumar as coisas, despedir à pressa e rumar a casa. 

Foi mais um fim de semana fora de série, a paixão pelos Defenders saiu reforçada, bem como a vontade de voltar sempre a estes encontros!

Obrigado Parola, Vasco e a quem esteve de perto convosco a trabalhar para nós todos!

Um Defender não é um carro, é um modo de estar na vida!

Ahhhhpoiséééé


Comentários

4 comentários a “II ENCONTRO NACIONAL DE DEFENDERS”

  1. Realmente ler os teus comentários deixa qq pessoa bem disposta, até mesmo uma pessoa como eu que acordo sempre mal disposto.
    Não tenho mais palavras para descrever os teus textos.
    Obrigado por transmitires a quem não foi o que realmente passámos neste FDS.
    Um grande abraço e continua assim.

  2. Já agora aproveito para mais uma vez agradecer ao Parola, Vasco, Pedro pela organização e ao Raul e Kankura pelos workshops.

    Abraços a TTodos

  3. O teu comentário veio amenizar a minha pena por não ter podido participar. Sente-se no que escreves, o espirito que se vive. Um bem haja ao mestre por alimentar o espirito des ta familia LR.
    Cmtts.

  4. Bem, depois de ler mais um fantastico “coment” à Zé Pedro, com mais pena fiquei de ter passado o dia enfiado dentro de um hospital a uns miseros 30 Km´s da Lousã…
    …ainda por cima, com o cromo do BATX por lá…

    Espero que para o ano as coisas me corram de outra forma.
    Um abraço a todos
    Luis Silva…Bugs-Bunny para alguns!!!